Redes sem fio (Wireless LAN WiFi)

O que são as Wireless LAN ?

As redes sem fio se constituem de equipamentos concentradores (wireless switchs ou access points) e placas de rede (wireless adapters) que executam a tarefa de criar uma rota de troca de informações entre computadores e periféricos, sem a necessidade de qualquer conexão física entre eles (cabos de rede), substituindo as redes convencionais.

Cada vez mais as redes sem fio têm se mostrado confiáveis, rápidas e economicamente atrativas, substituindo as redes tradicionais.

O desenvolvimento desta tecnologia tem-se acentuado rapidamente, elevando as velocidades de tráfego a patamares bem próximos aos de redes ditas "cabeadas" e implementando criptografias aos dados que tornam seguro o tráfego de dados. Na mesma proporção do desenvolvimento, tem diminuído o custo dos equipamentos wireless, reflexo da maior utilização destes produtos e da conseqüente maior produção dos mesmos.

Atualmente, computadores já são liberados da linha de fabricação com recursos de wireless. A exemplo disto temos os notebooks e palmtops, que já estão prontos para o uso de redes sem fio.

Da mesma forma, cada vez mais são utilizadas redes sem fio, especialmente em ambientes públicos, tais como aeroportos, centros de compras, restaurantes e até mesmo avenidas de grandes cidades. Recentemente, grande companhia aérea européia anunciou a disponibilidade de serviço de acesso a Internet em seus vôos, utilizando conexões de satélite, distribuídas através de redes wireless nas suas aeronaves.

Quem é candidato a utilizar esta tecnologia ?

Empresas que:

  • precisem de rapidez e versatilidade na implementação de uma rede de computadores (nova ou em ampliação);

  • necessitem de uma rede maleável do ponto de visto de localização de equipamentos (troca de posição com certa freqüência);

  • não queiram implementar uma rede baseada em cabos de cobre (evitando instalação de condutos, fiação, e etc.).

Quais as vantagens de utilizar-se esta tecnologia ?

Algumas vantagens obtidas:

  • rapidez na implementação;

  • versatilidade na modificação de layouts;

  • perfeita integração com redes já existentes.